quinta-feira, 12 de janeiro de 2012



Alex Atala defende Uma gastronomia brasileira- a grande cozinha brasileira com ingredientes típicos do Brasil.
Nós brasileiros supervalorizamos a cultura de fora em detrimento da nossa, pior quando que isto ocorre de forma tão intensa que transcede até mesmo pra nossa culinária.

Pessoas que se recusam a provar uma buchada de bode, vatapá, até mesmo o super saboroso acarajé, muitas vezes por puro preconceito.

França e Itália são berços da gastronomia, com seus beefs e risotos, galos e pastas, por que nós, brasileiros não valorizamos nossa comida?
Sim, porque tanto o beef Bougnom quanto o macarrão são pratos do povo.
Ingredientes consumidos pelo povo de ontem, que hoje são valorizados como o melhor da comida local nestes países.

Se saboreamos um prato típico da Europa com tanta vontade, também podemos fazê-lo com nossa comida de cada dia.
O arroz e feijão, a carne seca símbolo do homem do sertão, muitos não gostam desta simplesmente por ser uma invenção dos momentos de fome.
O Mestre Graciliano Ramos há tempos dizia: "O sertanejo é antes de tudo um forte".

Valorizamos o que os outros têm de bom não só porque é realmente bom, mas porque antes de tudo eles acreditaram que era realmente bom.
Então, por isso sou a favor de um cardápio brasileiro, produzido com técnicas mundialmente reconhecidas, mas com ingredientes típicos do Brasil, assimconseguiremos uma maior valorização de nossa comida além das fronteiras.

Quero um restaurante de alta gastronomia que tenha cardápio composto por pratos com pirão, jabá e jerimum (carne seca e abóbora), feijoada completa com direito a pé, rabo, língua, porque estes que dão suculência a verdadeira feijoada.

Gostaria que todos conhecessem arroz com pequi, Tacacá do Pará, doces como Ambrosia, Baba de Moça, enfim...que todos pudessem realmente saborear nossa verdadeira, autêntica comida brasileira, para que assim, possamos valorizar nossa cultura e comida, afinal não há nada melhor que saborear os temperos dos quatro cantos de nosso imenso país.

0 comentários:

O gosto do sabor   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP