quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O velho e bom Churrasco


Você perde o amigo, mas nao perde a oportunidade de comemorar com um bom churrasco?


Fazer um bom churrasco, na laje, garagem, salão de eventos de prédio ou mesmo na churrasqueira elétrica dentro do próprio apartamento...é uma ótima iniciativa sempre, aos sábados, domingos, véspera de feriado ou festinha de final de ano.
Aqui passo algumas dicas para o prato que o prato principal de sua festança saia suculento e delicioso, acompanhado de uma magnífica farofa.
Façam e se deliciem...
Escolha carnes com pouca gordura. É isto mesmo ! Ou você vai dar um churrasco para seus amigos comerem gordura ? Além disso, prefira carnes marmorizadas, ou seja, com desenhos de gordura entre as fibras da carne. Isto deixa a carne mais saborosa e mais macia.
Nunca deixe a carne de molho na água. Isto é um suicídio ! Lave-a RAPIDAMENTE e salgue-a imediatamente com abundância. O excesso você tira depois, na hora de colocar no braseiro. A água, além de penetrar nas fibras e secar a carne na hora do fogo, muda o pH da mesma deixando-a dura.

Se a carne estiver congelada, procure descongelá-la algumas horas antes. Nada de Micro-onda para descongelar. Além de ficar "passada", a carne fica pré-cozida e com a água do gelo dentro dela. Fica ruim prá burro.Só coloque a carne na grelha quando a brasa estiver bem vermelha e a carne praticamente na temperatura ambiente. Deve-se evitar o choque térmico, pois aí a carne encrua e é só reclamação, sem falar nos metros de fio dental para tirar as carnes dos dentes....

As melhores carnes são:

Bisteca de porco e boi
Contrafilé
Picanha
Maninha
Fraudinha
Alcatra
T-Bone
Costelas

Com as peças já devidamente salgadas (com sal grosso, heim !), bata com as costas da faca para tirar o excesso de sal. Jamais faça isto sobre o fogo, pois o sal na brasa reage e faz pequenos estouros que se pode queimar. Coloque as postas de carne sobre a grelha previamente aquecida. Jamais em fogo tipo labareda (já vi isto por aí). Uma boa dica é lambuzar, com a gordura grossa retirada das carnes, a grelha quando fria. Ao esquentar, a mesma já fica "temperada", só esperando a carne ali repousar.Para carnes do tipo picanha ou outras com capa de gordura, coloque-as sempre com a capa para cima. Desta forma a gordura vai penetrando na carne deixando-a mais macia e saborosa. A capa de gordura também deve ser salgada.O melhor momento de virar a carne é quando começa a sangrar por cima, criando aquelas pocinhas. Pronto, pode virar que está na hora. Se começar a assar muito e não sangrar, pode ter certeza que a carne não é das melhores (carne velha).Para pedaços muito grandes, minha dica é, após a segunda virada, fatiá-la em toletes de mais ou menos dois dedos (depende da carne), no sentido do corte da carne. Faça isto fora da grelha, pois cortá-la sobre o fogo faz cegar rapidamente seu facão. Neste caso não demore para não esfriar a carne também.Por último, se você gosta de carne mal passada ou bem passada só você saberá o momento de retirar a carne. Sirva com uma farofinha ou com bolinhas de mussarela. Bom apetite !!
Um bom churrasco não tem segredo. Basta fazer com carinho e dedicação. O resto a fome mata...

Receita de farofa

100 Gramas de bacon picado finamente
100 Gramas de lingüiça calabresa defumada picados finamente
2 Colheres sopa de manteiga
1 unidades de cebola picadas
3 Xícaras chá de farinha de mandioca cruaquanto baste de sal
3 Colheres sopa de salsinha picados finamente
2 Unidades de ovos cozidos

Modo Preparo:

1. Numa panela de tamanho média, coloque o bacon picado para fritar sem óleo (o bacon já tem sua gordura).
2. Acrescente a calabresa na panela. Quando estiver dourado, junte a manteiga e a cebola picada e refogue por alguns minutos, até que a cebola esteja transparente.
3. Tempere com sal a gosto. Junte a farinha de mandioca e mantenha no fogo, mexendo bem até que a farinha uma coloração típica da farofa (dourada).
4. Um pouco antes de tirar do fogo, junte a salsa e mexa por mais um minuto, com cuidado para não deixar queimar a farinha. Retire do fogo, junte os ovos picados.

* Dica: se for congelar a farofa não coloque ovos, porque perdem a textura e sabor, deixe para coloca-los no momento de servir.

0 comentários:

O gosto do sabor   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP